sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lazy Cooking

Lazy Cooking, ou aportuguesando, Culinária para Preguiçosos. Uma tendência no mundo atual: a falta de tempo e ânimo entram em confronto com a enorme demanda por comida gerada pela fome e pela necessidade de economizar, já que é tão caro comer fora. Muitas pessoas optam por adicionar aí nesse meio a palavra "saudável".

Ser saudável dá muito trabalho, mas na verdade, o preguiçoso não quer ter trabalho, então isso acaba sendo um detalhe. Se der beleza, se não der, tá valendo.

O Lazy Cook tem um perfil de ingredientes a sua disposição típico de final de mês: geladeira vazia, mais temperos do que comida de verdade, enlatados, restos usados em outras receitas passadas beirando a data de vencimento (quando não já vencidas há um bom tempo).

Mas quando a fome bate, o improviso acaba gerando pratos inimagináveis, nem sempre bons, porém criativos.

Esse é o espírito do Lazy Cooking, nada de fazer molho de tomate com tomates frescos, dessalgar, marinar, qualquer método mais elaborado deve ser totalmente descartado.

Talvez seja a melhor maneira de se adentrar ao mundo da culinária, principalmente se você não gosta ou nunca teve o hábito de cozinhar na vida.

As receitas devem parecer um Haikai. Nada de listas enormes de ingredientes, se possível, que não precise medir nada com copo dosador ou chícaras. Ingredientes exóticos nem pensar!

"Quando você tem um pote de Nescau quase vazio e um bife do dia anterior, vc começa a pensar em juntar as duas coisas e mandar pra dentro. Isso é Lazy Cooking!" (Anônimo)

O Lazy Cooking está para a culinária assim como o Dogma 95 está para o cinema. Aliás, os Lazy Dishes são harmonizados também com filmes do Dogma 95. Ou como todo bom Lazy, com o filme que estiver ao alcance. Por exemplo: "Um Drink no Inferno" de Quentin Tarantino (que não é do Dogma 95, mas está ao meu alcance), pode ser harmonizado com o Bisnaguitos (que por sua vez harmoniza com Coca Argentina).

As possibilidades são infinitas, a sua imaginação é o limite. E a sua preguiça é o combustível da sua imaginação. Ouse, crie e se não ficar bom, o título do blog já diz o que fazer com o rango.

Bon Apetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário