sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lazy Cooking

Lazy Cooking, ou aportuguesando, Culinária para Preguiçosos. Uma tendência no mundo atual: a falta de tempo e ânimo entram em confronto com a enorme demanda por comida gerada pela fome e pela necessidade de economizar, já que é tão caro comer fora. Muitas pessoas optam por adicionar aí nesse meio a palavra "saudável".

Ser saudável dá muito trabalho, mas na verdade, o preguiçoso não quer ter trabalho, então isso acaba sendo um detalhe. Se der beleza, se não der, tá valendo.

O Lazy Cook tem um perfil de ingredientes a sua disposição típico de final de mês: geladeira vazia, mais temperos do que comida de verdade, enlatados, restos usados em outras receitas passadas beirando a data de vencimento (quando não já vencidas há um bom tempo).

Mas quando a fome bate, o improviso acaba gerando pratos inimagináveis, nem sempre bons, porém criativos.

Esse é o espírito do Lazy Cooking, nada de fazer molho de tomate com tomates frescos, dessalgar, marinar, qualquer método mais elaborado deve ser totalmente descartado.

Talvez seja a melhor maneira de se adentrar ao mundo da culinária, principalmente se você não gosta ou nunca teve o hábito de cozinhar na vida.

As receitas devem parecer um Haikai. Nada de listas enormes de ingredientes, se possível, que não precise medir nada com copo dosador ou chícaras. Ingredientes exóticos nem pensar!

"Quando você tem um pote de Nescau quase vazio e um bife do dia anterior, vc começa a pensar em juntar as duas coisas e mandar pra dentro. Isso é Lazy Cooking!" (Anônimo)

O Lazy Cooking está para a culinária assim como o Dogma 95 está para o cinema. Aliás, os Lazy Dishes são harmonizados também com filmes do Dogma 95. Ou como todo bom Lazy, com o filme que estiver ao alcance. Por exemplo: "Um Drink no Inferno" de Quentin Tarantino (que não é do Dogma 95, mas está ao meu alcance), pode ser harmonizado com o Bisnaguitos (que por sua vez harmoniza com Coca Argentina).

As possibilidades são infinitas, a sua imaginação é o limite. E a sua preguiça é o combustível da sua imaginação. Ouse, crie e se não ficar bom, o título do blog já diz o que fazer com o rango.

Bon Apetit!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Macarrão Portuga (sem bigode)


- Macarrão
- 1 ovo
- 2 fatias de queijo e 2 de presunto (em tiras)
- 3 colheres de requeijao
- 1 colher de manteiga

Se quiser adicione cebola, ervilha e palmito, pra ficar bem portuga mesmo.

Faça o macarrão, drene e reserve. Derreta a manteiga, faça o ovo mexido. Adicione o presunto, depois o macarrão, o queijo e o requeijão. Misture, sirva e coma, ou dá pro dog.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Coca Argentina

A melhor do mundo...



- 1 copo tamanho grande com gelo até quanto conseguir
- Coca até a boca do copo

Sugestão: adicione antes da Coca, 3 dedos de Fernet Branca e uma bandeirinha com o fundo azul celeste e uma faixa branca no meio com um Sol de Maio no centro. Beber contando vantagem sobre tudo. Fica bem argentino. Se não curtir, dá pro dog.

Leite de Hipopótamo

Dizem que é rosinha...



- Leite
- Groselha

Pegue um copo de leite absurdamente gelado e jogue um pouco de groselha. Misture. Pronto, aí é só beber ou dar pro dog (ou cat).

Irish Anne Marie Frozen

Um irish cofee com adendos.



- Um bolinho Ana Maria (ou qualquer bolo que quiser, como por exemplo, um bolo de nozes)
- Café
- Sorvete (sugestão: creme ou passas ao rum)
- Calda de chocolate
- Caneca de porcelana
- rum ou conhaque

Soque o bolo no fundo da caneca, coloque o sorvete por cima. Jogue o rum ou conhaque, a calda de chocolate e depois derrame a quantidade de café que quiser. Aí pronto, é só comer ou dar pro dog.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bisnaguitos

Um sanduíche da Elma Chips...



- Bisnaguinha Seven Boys ou similares
- Requeijão sabor Cheddar
- Doritos sabor nachos
- Abacate amassado
- Vinagrete (tomate picado, vinagre, azeite e sal)
- molho de pimenta

Corte a bisnaguinha ao meio (no comprido) e passe o cheddar, depois coloque o doritos dentro, depois o abacate, o vinagrete e molho de pimenta. Feche o pão e faça um milhão desses. Acompanhamento ideal: Coca Argentina. Aí, é só comer ou dar pro dog.

Macarrão Gremlins

Por que Gremlins? Porque vai no microondas...



- 250 g de linguiça calabreza e alho (por no microondas 4 min) - Depois Colocar 250 g de macarrão Pene (ou parafuso) - 1 xicara de molho de tomate - 1 xicara de chá de agua - Um pouco de sal (Deixar tudo isso no microondas por 25 minutos) Depois colocar 200 g de tomate pelado, 50 g de azeitona e mexer por 5 minutos. Se quiser, colocar queijo meia cura (muzzarela ou o que quiser) em cubinhos ou queijo ralado e manjericão, e mexer novamente. Aí pronto, é só comer ou dar pro dog.

Macarrão tipo Japinha

Por que Japinha?  Porque tem peixe, alga, gergelim e maionese...



- Macarrão
- Sardinha em lata
- Molho de Tomate
- Pimentine
- Gergeline
- Folha de alga picada
- Maionese
- Gergelim

Faz o macarrão, da uma fritadinha na sardinha e junta o molho de tomate. Depois joga por cima do macarrão no prato e vai pondo o resto dos ingredientes. Mistura tudo e come, ou dá pro dog.